A chegada do inverno e a queda da temperatura na maior parte do país, acompanhada do ar mais seco nesse período, favorecem a propagação de vírus que provocam ou agravam doenças principalmente respiratórias, como resfriados e gripes.
Os cuidados com a saúde devem ser redobrados nesse período não somente por quem já possui alguma condição crônica, mas também pela população mais vulnerável, o que inclui crianças e idosos. O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a gripe como a medida preventiva mais importante.
Conheça aqui o programa de vacinação da Cassi para os funcionários da ativa, estagiários e menores aprendizes do Banco do Brasil.
A maior incidência de gripe no inverno ocorre por causa da combinação entre o frio e o ar mais seco, o que propicia a transmissão de vírus, como o da gripe.
Além disso, o frio mais intenso pode enfraquecer o sistema imunológico e tornar o corpo mais suscetível a infecções. Já o ar seco pode ressecar as vias respiratórias. Outra causa é permanecer por longos períodos em locais fechados e com pouca ventilação, o que pode aumentar a exposição a esses agentes infecciosos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as infecções mais comuns no inverno são gripes, sinusite, resfriado e pneumonia. Além disso, é nessa época que algumas doenças crônicas se agravam como a rinite alérgica, a asma, a bronquite e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Principais medidas de prevenção
Conheça as recomendações do Ministério da Saúde para preservar a saúde durante o inverno e a baixa umidade do ar.
• Vacinar contra a gripe. Todas as pessoas devem vacinadas. Entre o público-alvo estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, PCD, professores e pessoas em situação de rua.
- Higienizar as mãos.
- Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
- Evite tocar nas mucosas (olhos, nariz e boca).
- Evitar ambientes fechados e sem ventilação.
- Beber bastante água.
- Evitar o uso de cigarro.
- Manter a alimentação saudável e equilibrada.
- Praticar exercícios físicos de forma regular.
- Utilizar lenços descartáveis.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal.
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.
Quando procurar consulta médica
Fique atenta(o) aos sintomas e busque consulta médica nos primeiros dias, pois só um profissional de saúde é capaz de avaliar cada quadro e indicar o melhor tratamento.