O diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi, Alberto Alves Junior, inaugura este novo canal de comunicação dos eleitos na chapa Cassi para os Associados com uma entrevista em que explica o plano de gestão da nova diretoria e reafirma os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de abril e maio.
Leia a entrevista, que está separada por tema, ou assista pelo vídeo.
Como foi a transição após a eleição
Depois da eleição da Cassi, em maio, já iniciamos um processo de transição que possibilitou que, tanto a mim quanto aos demais gerentes executivos que estavam entrando na minha equipe, pudessem acompanhar tudo aquilo que estava sendo feito na Cassi, de uma forma mais detalhada. Conseguimos fazer uma leitura muito importante e já em junho apresentamos o nosso plano de gestão para os próximos quatro anos.
Importante destacar algumas coisas que se tornaram desafios para nós. Um deles, por exemplo, são os novos planos. Os planos Vida entramos com eles bloqueados, suspensos para novos entrantes. E por que isso? Porque a sinistralidade dos planos estava muito superior àquilo que se entendia ser razoável. Então, sinistralidade de 140%, de 130%, principalmente em Salvador e em Brasília. A nossa preocupação ao receber essa informação é a necessidade de a gente tê-lo como um desafio a ser resolvido.
A Cassi a priori não tem uma gestão de planos como as outras operadoras. E nós ficamos preocupados com essa situação. Estamos correndo atrás no nosso plano de gestão de solucionar esse problema, para que a gente possa avançar. Os outros aspectos da gestão estão muito alinhados com o que prometemos na campanha. Estamos falando da rede de prestadores. Nós já estamos com uma equipe focada na revisão da rede, na ampliação da rede no interior, em especial naquelas especialidades que são muito demandadas e que a gente percebe que está gerando muita garantia de atendimento.
Sobre garantia de atendimento, entramos com estoque muito grande, aproximadamente 4 a 5 mil garantias de atendimento na fila de espera. É um estoque a ser solucionado, mas estamos focados também nisso, então nessa revisão da rede todo processo de reembolso, processo de garantia de atendimento e a formação da rede, que é quem realmente evita as garantias de atendimento e já estão sendo tratadas.
O que é o serviço de assessoria ao participante
É um projeto importante nosso que está em andamento, que tem a ver com a Central de Atendimento. Um aspecto importante também que nós já iniciamos em apenas em três meses da nossa gestão os testes relacionados à assessoria ao participante. O que é assessoria ao participante, que falamos muito durante a campanha? É uma estrutura dentro da Central de Atendimento que possibilita ajudar os participantes a resolverem seus problemas de negativas de autorizações.
Muitas das autorizações que são negadas na Cassi, por aspectos burocráticos ou técnicos, podem ser ajustados e logo em seguida autorizados. Hoje o participante fica muito solto, depois de uma negativa ele não sabe o que fazer. Então a assessoria ao participante visa ajudá-lo a resolver esses problemas. Já estamos com uma equipe montada dentro da Central. Nos últimos dois meses colocamos uma gerência de estratégia organizacional dentro da Central e ela refez todo o modelo de atendimento da Central. Agora nós vamos começar a aplicar isso aos poucos. Acredito que em até seis meses vamos ter pelo menos grande parte de tudo isso implementado.
É importante também destacar que esse nosso modelo de implantação não pode esperar um ano, dois anos na elaboração para depois aplicarmos. Estamos construindo e aplicando, conforme a gente vai sentindo segurança nos aspectos. Então, algumas coisas será preciso de morar um pouquinho, mas outras já estamos implementando agora. No caso da assessoria já estamos abrindo para testes, já temos uma equipe específica, mas ao longo do tempo essa equipe específica vai sendo abastecida por novos recursos, sejam eles tecnológicos, operacionais, de recursos humanos etc.
Essa assessoria, ela por si só não resolve o problema de atendimento da Central de Atendimento. Então, nós temos uma outra frente focada, que está trabalhando na sede de forma multidisciplinar, com gerentes executivos de todas as áreas da Cassi, revendo o modelo de regulação. Ou seja, a forma como entram os pedidos, como é que eles são analisados numa primeira camada e depois como eles serão tratados numa segunda camada.
Hoje, muitos desses processos precisam ser encerrados para entrar numa etapa seguinte. Nós estamos querendo trazer todas essas etapas para um momento só, e que ele seja analisado de forma multidimensional. Ou seja, que os aspectos como OPME, os procedimentos em si estão sendo solicitados, os argumentos que estão sendo utilizados, a avaliação tecnológica daquilo, todo isso seja feito ao mesmo tempo, em vez de a gente ficar encerrando uma fase para iniciar outra, para ter que retornar para aquela análise. Isso leva muito tempo. E a gente quer fazer isso de uma vez só, inclusive com outros recursos, como análise em segunda opinião, rede referenciada etc.
Implementação do sistema de avaliação de prestadores
Outro aspecto importante que também temos a informar aos associados é que estamos bastante avançados na avaliação de prestadores. Falamos muito na campanha da necessidade de você poder acessar o cadastro de prestadores e ter uma marcação onde identifique quais são aqueles que melhor se adequam aos nossos protocolos, aqueles que foram melhor avaliados pelos participantes que já passaram por aquele serviço. Essa informação é extremamente relevante para que a gente possa encaminhar nossos participantes para aqueles prestadores parceiros, aqueles que atendem rigorosamente os protocolos da Cassi, das sociedades médicas brasileiras e da ANS.
Esse é um ponto que a gente está avançando muito e que muito em breve também vai colocar isso na rua.
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Eleitos da Cassi para os Associados lançam site e canais de comunicação próprios
“Fico muito feliz de retornar aqui para essa conversa com nossos associados, também para anunciar que estamos inaugurando um conjunto de canais de comunicação, seja na internet ou nas redes sociais”, informa Alberto Alves Junior, diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi.
Júnior informa que a diretoria está conversado bastante com os conselhos de usuários da Cassi em todo o país, mas é importante ir além e levar informações aos associados de forma mais consistente.
Com os novos canais de comunicação, destaca Júnior, ao mesmo tempo em que “estamos passando as informações para os associados também são uma forma de prestar contas de tudo aquilo que nós prometemos ao longo da campanha. Não somente eu estarei presente nesses canais de comunicação, mas também todos os colegas que fizeram parte da chapa, que passaram nas agências, nos locais de trabalho de vocês e que levaram aquela esperança, aqueles projetos, e que agora é importante que a gente esteja prestando contas”.
Confira no vídeo.