A revista científica BMJ (The British Medical Journal), uma das mais influentes e conceituadas publicações sobre medicina no mundo, acaba de publicar um estudo realizado na rede municipal de Belo Horizonte comprovando o impacto real dos médicos de família e comunidade (MFC) na atenção primária à saúde, tanto na redução dos casos de adoecimento quanto de internação hospitalar.
O estudo abrangeu mais de 600 mil internações registradas em Belo Horizonte entre 2017 e 2021, cruzando dados geolocalizados com a cobertura dos 152 centros de saúde da capital mineira. E constatou que quanto maior a proporção de carga horária de médicos com residência em MFC menores são os índices de internações por condições sensíveis à atenção primária, um conjunto de doenças que, com acompanhamento adequado, evitam hospitalizações.
De acordo com os dados da pesquisa, o impacto positivo é ainda maior quando analisado por doença: internações por diabetes caem 32,8%, seguidas por reduções em doenças respiratórias (19,4%), asma (19,5%) e pneumonias bacterianas (15,6%).
O estudo avalia que esses procedimentos trouxeram uma redução de 10,6% nos gastos com internação na rede pública municipal de Belo Horizonte, o que representou uma economia de cerca de R$ 30 milhões ao SUS no período analisado.
“Quando há falhas no cuidado, esses casos evoluem para internações, gerando sofrimento e aumentando custos hospitalares”, afirmou à Folha de São Paulo o médico de família Gregório Rodrigues, um dos autores do estudo. Ele contou ao jornal que a ideia da pesquisa nasceu do questionamento de outros médicos quanto à real eficácia dos MFC.
“Esse estudo de Belo Horizonte é muito importante porque é mais uma prova empírica desse modelo de atendimento preventivo, que seguem os mesmos princípios da Estratégia Saúde da Família adotada pela Cassi, centrado na prevenção e no atendimento humanizado com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida de nossos associados e de suas famílias”, afirma Bia Garbelini , conselheira deliberativa eleita da CASSI.
(Com informações da Folha de São Paulo)







