Será realizado em São Paulo nesta quinta-feira e sexta-feira, 21 e 22 de agosto, o 35º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, para discutir e deliberar sobre os principais problemas que o funcionalismo enfrenta hoje, entre eles a sustentabilidade da Cassi. Haverá uma mesa específica para debater “Saúde e as negociações do custeio da Cassi”, que contará com a participação de Alberto Alves Júnior e Fernando Amaral, respectivamente diretores eleitos de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento da Cassi.
Com o lema “Futuro justo, sustentável, inclusivo e democrático. BB fortalecendo o Brasil! Sempre!”, o 35º Congresso reunirá representantes dos funcionários eleitos em todo o país para debater temas fundamentais como o papel do Banco do Brasil no desenvolvimento nacional, os planos de saúde e previdência dos funcionários e os desafios da categoria frente à conjuntura política e econômica atual.
“O Banco do Brasil é um patrimônio do povo brasileiro, e esse congresso é uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com um banco público forte, a serviço da sociedade. Também será o momento de discutirmos temas urgentes, como o custeio da Cassi, a gestão da Previ e a valorização dos trabalhadores do BB. O futuro que queremos passa por uma atuação firme e articulada da nossa categoria”, afirma Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e conselheira deliberativa eleita da Cassi .
A abertura do congresso ocorrerá em conjunto com os encontros nacionais dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco da Amazônia, reforçando a unidade da classe trabalhadora do sistema financeiro público nacional. Veja a programação abaixo.
Abertura no 21 de agosto de 2025 (quinta-feira)
14h às 20h – Credenciamento presencial
18h – Abertura solene conjunta dos congressos nacionais dos bancos públicos
️21h – Jantar
22 de agosto de 2025 – sexta-feira
08h às 12h – Continuidade do credenciamento presencial
09h às 09h50 – Leitura e votação do Regimento Interno; leitura do manifesto da Contraf-CUT de tolerância zero à violência e assédio; falas das centrais sindicais e forças políticas
10h às 11h30 – Mesa 1: Análise de conjuntura e o papel do Banco do Brasil
11h35 às 13h – Mesa 2: PREVI
13h15 às 14h10 – Intervalo para almoço
14h15 às 15h30 – Mesa 3: Saúde e as negociações do custeio da CASSI
15h35 às 17h30 – Plenária final
(Com informações Contraf-CUT)